TCC I Felipe
FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FEMASS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MELHORIA DE PROCESSOS PRODUTIVOS NA ÁREA DE MERGULHO
POR:
RENATO CARVALHO MOREIRA
MACAÉ/RJ
2014FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ –FUNEMAC
FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FEMASS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Renato Carvalho Moreira
MELHORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE NA ÁREA DE MERGULHO PROFUNDO
Introdução da monografia apresentada a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de graduação em Engenharia de Produção, da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), para aprovação na disciplina.
Professor Orientador de TCC I: Felipe Cerchiareto
MACAÉ/RJ
2014
1. Introdução
Desde os primórdios o ser humano sente a necessidade de adaptar-se ao ambiente, onde, a princípio, sua sobrevivência era através da prática da caça, e com o tempo foi evoluindo para o capitalismo, voltando-se para o comercial, adquirindo novas práticas e tecnologias.
O homem descobriu, desde 4.500 aC, que poderia encontrar a sobrevivência e exploração também no fundo do mar e rios.
De acordo com Marnet (2007) o mergulho nasceu há 30.000 anos, quando um homem nadando avistou um objeto no fundo do mar, prendeu a respiração e mergulhou para tentar vê-lo melhor, sem utilizar nenhum equipamento. A partir deste momento a prática de mergulho foi ganhando destaque, sendo na prática de caça, grandes explorações através de navegações em busca dos tesouros naufragados a desenvolvimento de diversas atividades de construções submarinas, chegando à exploração de petróleo, e a cada dia esta exploração vem crescendo e surgindo novos equipamentos a serem instalados e inspecionados no fundo do mar, havendo a necessidade, então, do conhecido como mergulho comercial.
O mergulho comercial se divide em várias categorias como, por exemplo, pesca, mergulho raso