Tcc e aditivas
A Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Vergnaud (1983, in: MAGINA,2001), oferece um referencial ao estudo do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem de competências complexas, particularmente àquelas implicadas nas ciências, levando em conta os próprios conteúdos do conhecimento e a análise conceitual de seu domínio. De acordo com essa teoria, a compreensão de um conceito, por mais simples que seja, não emerge apenas de um tipo de situação, assim como uma simples situação sempre envolve mais do que um único conceito. É levada em conta uma série de fatores que influenciam e interferem na formação e no desenvolvimento de conceitos, segundo a Teoria dos Campos Conceituais. Ainda segundo essa teoria, o conhecimento conceitual deve emergir dentro de situações problema.
2- Objetivo
O objetivo do presente trabalho é descrever o conceito das aditivas e o âmbito de aprendizagem escolar. Resaltando sua estrutura e a compreensão dos conceitos
3- Teoria dos campos conceituais
O estudo diagnóstico recorremos à Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Vergnaud (1982), apresenta a adição e a subtração como componentes de um mesmo Campo Conceitual, o das Estruturas Aditivas.
Procuramos caracterizar esse Campo Conceitual, tecendo considerações a respeito dos diferentes tipos de situações que envolvem especificamente a adição e a subtração.
O Campo Conceitual é definido como um conjunto de situações problema, “atividades, conceitos, propriedades e relações de pensamentos conectados uns aos outros com uma provável interligação durante o processo de aprendizagem” (VERGNAUD, 1982).
Conforme a teoria, o Campo Aditivo é compreendido como o conjunto das situações-problema cujo tratamento implica uma ou várias adições ou subtrações, bem como o conjunto dos conceitos e teoremas que permitem analisar essas situações como tarefas matemáticas. Além disso, as situações são classificadas em seis categorias, das quais colocamos, a seguir. Apresentamos