tcc valeria borges
LITERATURA INFANTIL: COMO APRESENTAR UM MUNDO MÁGICO E FANTÁSTICO PARA CRIANÇAS
Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina de Prática Pedagógica III, do curso de Pedagogia a distância, da Universidade Federal de São João Del Rei, sob a orientação da Profª.Drª. Bruna Sola da Silva Ramos e da Profª Tutora Alice Christófaro.
São João Del Rei
MG
INTRODUÇÃO
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Descobriu-se que a palavra impôs ao homem como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaça, construí ou destruí. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial.
Este trabalho vem apresentar como trabalhar com a Literatura Infantil de um modo que não seja cansativo e entediante para as crianças e que venha ensiná-las a preparar-se para o mundo de hoje.
Separado por capítulos, este trabalho mostra no primeiro capitulo as dificuldades encontradas nas escolas tanto com os professores e pais quanto a falta de livros nas bibliotecas, no segundo capitulo fala do significado da literatura infantil e sua importância na educação das crianças e no terceiro como trabalhar com fabulas, contos, lendas e poesias.
Objetivo Geral
A palavra leitura é intransitiva e independente do adjetivo que recebe, é arte e deleite. Sendo assim, o tema infantil associado à leitura não significa que ela tem sido feita necessariamente para crianças. Na verdade a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde aos anseios do leitor e que se identifique com ele. E essa não deve ser menosprezada, pois é por ela