Tcc - sociologia
Sociologia e o Ensino de Sociologia
A formação continuada do professor de Sociologia da educação básica
Orientadora: Professora Mestra Aline de Cássia D Lagoeiro
Centro Universitário Claretiano
São Paulo
2011
2
RESUMO
Este artigo tem por finalidade analisar e interpretar a relação existente entre a formação continuada do professor de Sociologia e a qualidade na educação. Parte da compreensão de que a formação continuada, pautada na participação direta dos docentes e consequentemente de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, facilitam o processo de uma educação com qualidade e pode nos servir como referência, promovendo assim, um projeto coletivo que resulte numa qualidade na educação.
Palavras-chave: Professor; Formação Continuada; Qualidade de Ensino; Ação Pedagógica; Processo de Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Partindo de reflexões que abordam a realidade sócio-política-econômica- cultural, discutem-se no presente projeto de pesquisa pressupostos em relação a formação continuada dos professores de Sociologia. Defendendo um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se essa formação em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.
Um dos grandes desafios na educação está na formação de educadores de sociologia para o nível de educação básica, contribuindo para que os nossos jovens exerçam conscientemente a sua cidadania, no que diz respeito a sua formação técnico-científico-cultural. Ainda temos a impossibilidade do contínuo aperfeiçoamento por parte do corpo docente da rede pública de ensino, ao mesmo tempo em que a velocidade dos acontecimentos obriga esses mesmos docentes a uma constante