tcc social
Partindo da experiência burocrática e neoliberal do Estado brasileiro, do chamado Estado Herdado, escreva sobre um aspecto fundamental que você considera que impossibilite ou restrinja a implantação de um governo de esquerda no Brasil.
TEXTO – TEMA 02 – DISCIPLINA 01
Neste módulo tive acesso a informações imprescindíveis para fundamentar minhas convicções sobre o Estado brasileiro, principalmente no âmbito de “para quem ele serve” que no Estado Herdado tem pela sua visão burocrática e, posteriormente, neoliberal com foco no mercado, sempre estando a serviço do capital e para ele servindo de garantia de direitos econômicos sobre os sociais. Tendo avaliado este aspecto, considero como a maior restrição a um governo de esquerda a concepção do Estado brasileiro em atender os ‘interesses econômicos” antes dos “interesses sociais” que são trazidos pela sociedade civil e devem ser atendidos por um governo de esquerda.
Nós podemos destacar que a esquerda no Brasil, ao assumir o governo Federal de 2003 a 2014, busca uma inversão de valores, antes disseminados no Estado brasileiro sendo o grande percussor em uma inversão de valores e ações “nunca antes vista no Brasil” dando foco a erradicação da pobreza e programas estruturantes que fizeram o país avançar nas políticas sociais e, principalmente, nas obras que aceleraram o crescimento do Brasil, mesmo com todos os paradigmas que muitas vezes temos que enfrentar e até mesmo nos contradizer em algumas bandeiras de luta antes defendidas.
O Estado Necessário, e quem sabe um novo modelo de socialismo, deve ser capaz de se mostrar como um NOVO MODELO DE GOVERNO, pois o sistema capitalista já está saturado e somente vivo devido aos interesses de grandes empresas/países. Poderemos através dos avanços conquistados e as características de nossa nação(riquezas naturais imensuráveis e agora com este novo incremento com a descoberta e exploração do Pré-Sal), poderemos em até 50 anos construir um