TCC Silesio E Lucas Final Imprimir
5453 palavras
22 páginas
CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE AVALIAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICARESUMO
A avaliação da aprendizagem tem o sentido de um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Avaliar é conhecer, é dialogar, é indagar, é argumentar, é deliberar, é raciocinar, é aprender. O estudo apresentado tem como objetivo verificar o conhecimento de professores de uma cidade do interior da Zona da Mata Mineira, sobre avaliações nas aulas de educação física. Para a verificação foram aplicados questionários elaborados pelos perspectivos pesquisadores, destinados a 11 professores de rede estadual do município de Santa Margarida. Os resultados desta pesquisa indicam que os professores tem diferentes tipos de instrumentos e formas avaliativas para aplicação aos alunos, mas o estudo também deixa claro que a maioria dos professores tem a mesma visão sobre a utilização, relatando ser um instrumento para a aprendizagem do aluno.
PALAVRAS CHAVE: Conhecimento, Professores, Avaliações, Educação Física.
1. INTRODUÇÃO
Ao analisar a educação física nas escolas, pesquisa voltada ao tema pode-se notar que ao se tratar de avaliar o aluno em educação física escolar, o campo de informações ainda é limitado, apesar de poucas, elas podem nos mostrar que é difícil avaliar pelo fato de que a educação física tem como objeto de trabalho o corpo e a cultura corporal, geralmente, voltados a prática, enquanto as outras matérias presentes no contexto escolar se torna mais pedagógicas.
Entende-se que o professor de Educação Física deve ter em sua formação contato com diferentes formas de avaliar, considerando-se sua função de orientar o aluno, incentivando-o. A importância de se discutir a avaliação da aprendizagem se justifica porque é uma prática cogente à pessoa que deseje engajar-se num processo de observação de resultados (MELO et al. 2010). Luckessi (1992), afirma que a avaliação é uma “crítica de percurso, que é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos