tcc projeto
IDENTIFICAÇÃO
Carla Isabel Herrmann
RU: 829872
1 TEMA
A importância do brincar na Educação Infantil.
1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA
A importância do brincar para as crianças até os dois anos de idade na prática pedagógica da educação infantil em escolas públicas.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como mostrar a importância de integrar o ato de brincar na prática pedagógica, e como ela pode interferir na vida do aluno e do professor a ponto de mudar a realidade do desenvolvimento educacional?
3 JUSTIFICATIVA O brincar é uma atividade cada vez mais presente na infância dentro das escolas de educação infantil, mas há quem acredite que as crianças antes dos dois anos de idade utilizem o brincar apenas para distração, não os considerando como sujeitos que interagem ativos e não acreditam nas suas capacidades. O brincar não é apenas uma forma de ocupar o tempo, mas sim uma linguagem que fornece subsídios para a expressão, um meio de desenvolver habilidades corporais ou cognitivas e de aprender a se conhecer, além de propiciar a experimentação de sentimentos, é na brincadeira que a criança se expressa, reflete, ordena ,desorganiza, destrói e reconstrói o seu mundo. Conforme Santos (1999),” para a criança, brincar é viver”, poia a criança aprende brincando e brinca aprendendo. Por meio da psicologia, temos conhecimento que, além de ser genético, o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicossocial equilibrado do ser humano. Por intermédio da relação com o brinquedo, a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, capacidade de raciocínio, a estruturação de situações, o entendimento do mundo. A autora Wajshop (1995, p.68). Diz: “brincar é a fase mais importante da infância- do desenvolvimento do ser humano neste período – por ser a auto ativa representação do interno- a representação de necessidades e impulsos internos”.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Demonstrar como o brincar é importante no processo ensino aprendizagem da