TCC Projeto Papa Pilhas e Baterias
PROFESSOR FAUSTO MAZZOLA
ALINE SCAPATICHE PERES
DANILO OLIVEIRA ESCORCIA
DENISE BARBOSA ANSELMO SARTORI
CONSCIÊNCIA SÓCIO-AMBIENTAL:
Projeto Papa-Pilhas e Baterias no Colégio
Curumbim COC - Avaré-SP
AVARÉ-SP
2011
CAPÍTULO I – CONSCIÊNCIA AMBIENTAL SOBRE LIXO,
PILHAS E BATERIAS
1.1.1 Resumo
Neste
capítulo
abordaremos
o
conceito,
origem
e
evolução
da
Conscientização Ambiental, a importância da educação sobre a colaboração como o descarte correto de pilhas e baterias na gestão do nosso planeta em decorrente ao mal uso e descarte de lixo químico como as pilhas e baterias ao meio ambiente.
A falta de informação e conscientização da população ocasiona o uso incorreto e o descarte inadequado das pilhas e baterias o que vem causando danos e perdas irreversíveis ao meio ambiente.
1.1.2 Conceito de Conscientização Ambiental
De acordo com Sousa (2001) o termo ambientalista diz respeito à pessoa que entende o seu meio ambiente e usa esse entendimento para colaborar na gestão do nosso planeta. Essa gestão envolve alterações nos estilos de vida e nos modos de consumo, ações políticas que exerçam pressões para a
mudança de hábitos
poluidores e de modos de produção com impacto ambiental negativo e, ainda, mobilização da sociedade e das populações para a criação e aprovação de leis ambientais às quais possam recorrer os cidadãos para tratar de crimes ambientais.
Nesta
mesma
perspectiva,
Lima-e-Silva
(1999)
caracterizam
os
ambientalistas como pessoas partidárias do ambientalismo, particularmente aquelas que exercem atividades ligadas aos ambientes naturais, aos diversos impactos ambientais, sendo conscientes de sua gravidade, políticos defensores da natureza e especialistas em questões ambientais.
1.1.3 Origem de Conscientização Ambiental
Segundo Lorenz em 1945, com as primeiras explosões nucleares sobre seres humanos: as bombas de Hiroshima e Nagasaki e poucos anos depois dessas explosões, já estava bastante claro, não apenas para