tcc ponta de pedras
O presente capitulo tratará da temática do contexto real em relação aos aspectos sócio econômico e culturais do município de Ponta de Pedras mediante as ações políticas voltadas para este três aspectos entre eles o cultural assim como a economia solidaria presente no município. Ponta de Pedras comparada às outras cidades do Arquipélago possui também uma serie de problemas como saneamento básico, violência social motivado direta ou indiretamente pelo grande uso de drogas, assim como falta de emprego para a maioria da população, visto que o maior empregador é a prefeitura municipal ou os donos de supermercados os mais prejudicados são os jovens que concluem o nível Médio e por motivos financeiros não podem sair da cidade para cursarem o nível superior ou trabalhar o que gera um grupo grande de jovens sem perspectivas futuras.
Outro ponto cada vez mais presente na cidade e o êxodo crescente do ribeirinho para a cidade estes vendem seu pequeno sitio, pois seus filhos precisam estudar o ensino médio, por exemplo, e passam a viver em bairros localizados na periferia da cidade onde seus filhos em muitos casos são levados ao mundo das drogas.
CALS (2012) aborda esse êxodo de famílias ribeirinhas:
Em busca de melhores condições de sobrevivência, de trabalho e de possibilitar uma melhor educação, grande parte da população migra para as periferias da cidade. Onde antes existiam matas, nesses espaços, o terreno é limpo e ocupado desordenadamente e aos poucos surgem casas de todo os tipos: de madeira com cobertura de palha, de alvenaria com madeira, entre outros tipos e de acordo com as condições financeiras de cada família (p.56).
CALS (2012) relata a realidade da maioria das cidades marajoaras em relação à pobreza da população em sua maioria carente pertencente à ilha de Marajó.
Muitas pessoas que desconhecem a realidade marajoara imaginam que viver no Marajó é desfrutar de um cenário encantador, exuberante e de extrema beleza, onde homem e