Tcc pedagogia
O presente estudo tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e, por fim, a pesquisa empírica.
A pesquisa bibliográfica consiste no estudo das teorias de Freire em Educação e Mudança (1979) e A experiência do MOVA (1996), Fuck em Alfabetização de Adultos (1994), Ferreiro em Reflexões sobre alfabetização (2001), entre outros, possibilitando, assim, um conhecimento teórico que servirá como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvam a prática educativa de jovens e adultos.
O desenvolvimento da pesquisa consiste na leitura de autores que desenvolveram pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de embasar teoricamente toda a pesquisa.
Já a pesquisa documental analisa a implementação, a regularização e as reformas legais que ocorreram ao longo da história da EJA. Essa modalidade de pesquisa permite analisar documentos que se constituem de dados ricos e estáveis, podendo ser obtidos sem um contato direto com o sujeito da pesquisa.
Na pesquisa empírica foi realizada uma entrevista coletiva, feita em sala de aula, durante o processo ensino-aprendizagem, com educandos partícipes da pesquisa e um questionário composto de questões abertas e fechadas para os docentes dos alunos, sujeitos da pesquisa.
A observação do campo foi realizada concomitantemente com a entrevista para garantir uma maior confiabilidade, visto a mesma ser coletiva.
O levantamento dos materiais didáticos foram utilizados nas salas de aula de 1ª e 2ª e a outra de 3ª e 4ª série da EMEF “Maria Chaparro”, atendendo com uma frequência de 15 a 20 alunos por sala, atendendo o número mínimo de funcionamentos dos polos (EJA) que são de 15 alunos por sala com idades acima de 14 anos que são minoria e um público maior em torno de 40 à 65 anos.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. São Paulo: Verus, 2003.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 2. ed.