Tcc mecânica
Desde o inicio das primeiras civilizações o homem utiliza o ferro como matéria-prima na fabricação dos mais variados utensílios.
Hoje o aço esta presente no nosso cotidiano de tal forma que seria impossível a humanidade ter se desenvolvido aos níveis tecnológicos atuais sem o emprego da tecnologia de redução do ferro para a obtenção do aço
1 INTRODUÇÃO 4 2HISTÓRIA DO AÇO4 3PROCESSO SIDERÚRGICO – INTRODUÇÃO5 3.1MATÉRIAS-PRIMAS PARA SIDERURGIA6 3.2O MINÉRIO DE FERRO6 3.3 CARVÃO-COQUE 7 3.4 FUNDENTE 7 3.5PRODUÇÃO DO FERRO-GUSA: ALTO-FORNO7 3.6 REDUÇÃO 8 4 ACIARIA 8 5 LINGOTAMENTO CONTINUO 9 6LAMINAÇÃO A QUENTE9 6.1 TENSÕES RESIDUAIS 10 7LAMINAÇÃO A FRIO10 8 PRODUTOS LAMINADOS 10 9 CONCLUSÃO 1 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1- Introdução
Nos dias atuais é impossível de imaginar a sociedade sem o uso do aço. A produção do aço é um forte indicador do desenvolvimento de um país, pois seu consumo cresce proporcionalmente ao desenvolvimento desse país.
Fabrica-lo exige técnicas que precisam ser renovadas de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisa e aperfeiçoamento da produção do aço.
2 – História do Aço
Há cerca de 4.500 anos, o ferro metálico usado pelo homem era encontrado in natura em meteoritos recolhidos por tribos nômades na Ásia Menor. Muitos defendem a hipótese de que o homem descobriu o ferro por volta de 6.0 a 4.0 a.C. Ele teria surgido por acaso quando pedras do minério de ferro usadas para proteger um fogueira, teriam fundindo-se com o calor do fogo.
O ferro passou a ser usado com frequência, partir do momento em que descobriu-se como extrai-lo do seu minério em torno de 1.500 ac., provavelmente no Oriente Médio. Do primeiro milênio da era Cristã o ferro difundiu-se para toda bacia do Mediterrâneo.
O uso do ferro promoveu grandes mudanças na sociedade. A agricultura desenvolveu-se rapidamente com o uso de novos