tcc matematica
RESUMO
Luciano Lima Rodrigues1
Universidade Católica de Brasília
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar a matemática ensinada nas escolas de Ensino Fundamental da
Rede Pública de ensino do Distrito Federal, mais especificamente aquelas onde foi realizado o Estágio
Supervisionado I (atividades de observação e regência) e ao mesmo tempo verificar se o aluno consegue associar o conhecimento matemático com atividades desenvolvidas no cotidiano.
Utilizou-se uma pesquisa qualitativa e participativa, cujo desenvolvimento ocorreu através de uma pesquisa bibliográfica e de campo (análise do conhecimento matemático dos alunos em situações vividas no dia-a-dia).
Conclui-se que a matemática ensinada na escola deverá proporcionar inúmeras alternativas que levem os alunos não somente a abstração de conceitos e fórmulas, mas que os levem a desenvolver o pensamento com criticidade e ao mesmo tempo com criatividade, sendo capaz de fazer descobertas e compreender o “mundo” em todos os seus aspectos (social, cultural, político e etc).
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Rede Pública; Matemática do Cotidiano.
1. INTRODUÇÃO
Nesse último semestre de 2004, durante a realização do estágio supervisionado I, foi possível perceber que a matemática não tem sido trabalhada de forma a levar o aluno a fazer associações com o cotidiano, ou seja, o estudante “acha” que a única finalidade do conhecimento matemático é para efetuar a realização de uma prova e conseqüentemente deixa de perceber as aplicações da matemática no seu dia-a-dia. Exemplificando com uma situação que observei no estágio: os alunos apresentavam muita dificuldade em realizar operações com números decimais, principalmente a divisão, quando eles saíram para o intervalo, alguns estudantes foram a lanchonete, dentre eles três estavam querendo comprar uma pipoca que custava R$ 0,80, efetuaram a divisão mentalmente e