Tcc de matemática
A abordagem da geometria no Ensino Médio é de fundamental importância, uma vez que muitas vezes é a única oportunidade que os discentes têm para aprender este conteúdo. Isso porque no Ensino Fundamental o ensino de geometria nem sempre contempla os conteúdos mínimos sendo inclusive, muitas vezes apresentado no livro didático somente no final de todos os outros conteúdos. Isso pode levar o professor que o utiliza como único instrumento a deixá-lo de lado, ou tratá-lo de maneira supérflua.
Tendo como outra conseqüência, o ensino de geometria, mais especificamente a trigonometria, é abordada no final do primeiro ano, momento este que deve ser bem aproveitado, para que os objetivos de ensino sejam alcançados.
Este trabalho tem como objetivos específicos: investigar a importância da trigonometria, apresentando exemplos práticos, que despertem o interesse dos alunos pelo assunto; pesquisar como foram construídos os conceitos relativos à trigonometria, na sua origem, através de abordagem histórica; verificar quem foram os principais colaboradores para o desenvolvimento da trigonometria; reconhecer quais áreas a trigonometria abrange e qual é a influência que ela causa; e identificar, e interpretar alguns problemas que envolvam trigonometria no cotidiano.
Segundo Boyer (1974), os primeiros indícios de relações entre medidas, da era moderna, datam de aproximadamente de 600 a.C., e apesar de poucos documentos que provem isso, traz evidências que foram Tales e depois Pitágoras os primeiros a usarem estas relações na resolução de problemas do cotidiano. Afirmações como a história de que Tales conseguiu medir o cumprimento de um navio no mar apenas utilizando a proporcionalidade de lados nos triângulos semelhantes, levaram a se dizer de uma forma ousada que ele foi o criador da geometria, mesmo que os indícios da história de nada conseguem provar tal fato. Pitágoras leva a fama entre outras por descobrir a teoria das proporcionais e a construção