TCC Informatica 23
CAMILA FERNANDA DE CHICO
FLÁVIA MARIA FANTIN VONO
BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL APLICADA NA DOR FANTASMADEAMPUTADOS DE MMII .
BAURU
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. METODOLOGIA 5
5. CRONOGRAMA 7
6. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A amputação pode ser definida como a retirada total ou parcial de um membro ou outra parte do corpo, por meio de cirurgia. Uma lesão é indicada para esse tipo de cirurgia quando o aporte sangüíneo ao membro está irreparavelmente destruído, ou quando o membro está tão gravemente ferido que se torna impossível sua reconstrução. Esse meio cirúrgico não é um fim e sim uma nova fase da vida do paciente que teve uma mutilação corporal, mas que eliminou o risco de perder a vida (BOCOLLINI, 2000).
A faixa etária dos indivíduos amputados varia conforme a causa que o levou a amputação, em indivíduos mais jovens as causas geralmente são por acidentes de trânsito ou com maquinário pesado. Em pessoas mais velhas as causas geralmente são por patologias vasculares como a diabetes que é a principal causa de amputações de pé (SILVA, 2007).
Existem diferentes níveis de amputação, onde quanto mais baixo o nível de amputação mais satisfatório serão os resultados funcionais, obtendo-se maior braço de alavanca e menor alteração de equilíbrio corporal (PEDRINELLI, 2004).
Nas amputações deve-se preservar o máximo do membro em questão e para que o resultado com a prótese seja mais satisfatório o cirurgião deve tentar preservar o máximo de massa muscular e nervos, pois eles que funcionarão como braço de alavanca para movimentar a prótese (BOCOLLINI, 2000).
O restante do membro amputado é chamado de coto, e para se realizar a protetização existe uma preparação de coto em centros de reabilitação de amputados. Nesses centros faz-se o posicionamento correto do coto, trabalho de força muscular, cuidados com a cicatriz cirúrgica, e adaptação dos movimentos após receber a prótese. Estes pacientes