ANALISE DE INVESTIMENTO
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
Projeto vai se pagar?
Projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo. Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
Payback;
Payback descontado
Valor presente líquido – VPL
Taxa interna de retorno – TIR
Conceito de investimento:
Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações;
Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.
A importância dos investimentos para as organizações:
Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influência em dois aspectos:
Expansão das organizações, para poder gerar mais retorno para o investidor;
Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos; Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.
Os tipos de investimentos:
Os investimentos podem