Tcc gestao empresarial modulo 01
1.1 Descrição do caso
O FGV Management Business Simulation – FGV Online é um jogo de empresas que simula um mercado oligopolista, no qual nove empresas industriais do setor de automóveis atuam de modo bastante competitivo. Nesse setor, a Autobrás, empresa estatal de grande porte, é responsável pelo atendimento de 45% da demanda e as demais são Sociedades Anônimas de pequeno porte e de atuação regional.
Nos últimos anos, o governo aplicou restrições de preços e de atuação geográfica. Porém houve desregulamentação do setor de atividade econômica e presentemente qualquer empresa está livre para entrar em qualquer região e praticar o preço que desejar.
O campo de atuação comercial se alarga por todas as cinco regiões geográficas existentes. As quatro primeiras regiões do jogo são consideradas domésticas e podem produzir seus produtos. Já na quinta região, considerada zona de exportação, não é permitido fábricas das empresas participantes.
Todas as empresas produzem e comercializam o mesmo produto, com características análogas, sendo assim concorrentes diretos. A competitividade está diretamente ligada à melhoria do produto, proveniente de investimentos em processos e sistemas.
A empresa inicia o jogo com apenas uma fábrica, com investimento inicial de $25 milhões e capacidade produtiva de 2.156 unidades por trimestre. Com sede na Região 3, a empresa pode também vender na Região 4.
Nos últimos três anos, notou-se uma tenacidade equivalente para as demandas a vista das regiões domésticas e uma diferença expressiva no volume procurado da zona de exportação, região 5. Já a demanda a prazo, exibe-se com uma diferença significativa das regiões 3 e 4, deixando as demais regiões com um volume inferior. Fatos que são facilmente ilustrados nos gráficos a seguir, Figura 0X, que representa a demanda dos últimos três anos.
Figura 0X Assim sendo, é imprescindível descrever que as diferenças localizadas nos