TCC Fl Via Ruscitti Corrigido Para Entregar Final
4153 palavras
17 páginas
Estratégias para um projeto de paisagismo residencialFlávia Ruscitti Ferreira – flaviaruscitti@hotmail.com
Master em Arquitetura - Instituto de Pós Graduação - IPOG
Resumo
O artigo a seguir tem intenção de discutir sobre a importância do projeto de paisagismo nos novos modelos residenciais adotados no Brasil, que surgem como resultado do inchaço que os grandes centros urbanos vêm sofrendo no último século em nosso país. Para tanto foi feito um breve histórico do crescimento do paisagismo no Brasil, a partir do século XIX. Foram apresentadas todas as estratégias, etapas e estudos que envolvem o projeto de paisagismo de uma residência, com o objetivo de orientar e garantir parâmetros de excelência neste tipo de abordagem da profissão do arquiteto e urbanista. Foram também apresentados alguns projetos que apresentem este padrão de qualidade. Palavras-chave: Paisagismo; Espaço; Estética; Arquitetura; Projeto; Etapas; Estudos.
1. Introdução
Paisagismo é a parte da arquitetura que trata do planejamento de espaços livres. As paisagens, que são um conjunto formado pelo ambiente físico, movimentos e relações que este comporta, sejam originárias das atividades humanas ou dos fenômenos naturais, podem ser percebidas em distintas escalas. Elas revelam ambientes totalmente configurados pela ação humana, onde as formas de construção e intervenção vão se modificando ao longo do tempo.
Os primeiros grandes espaços verdes surgiram no mundo oriental no século XVII. A introdução do paisagismo no Brasil, porem, foi um pouco mais tardia, iniciando-se com a chegada de Dom João VI, em 1807, que destinou ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro a vocação de cultivar espécies para a produção de carvão, matéria-prima para a fabricação de pólvora.
Em meados do século XIX as mulheres da corte solicitavam aos cônsules e embaixadores semente e mudas de espécies floríferas para ornar os jardins dos palacetes do bairro São Cristóvam no Rio de Janeiro, assim chegaram ao Brasil espécies como: