tcc f21
Essa é uma análise que exige pesquisa de campo e muita observação. Nela, você irá detectar quais são as principais diferenças entre seu produto e os concorrentes, além de dar bases para a próxima etapa: Análise SWOT, que irá verificar pontos fortes e pontos fracos.
As informações básicas são:
Formatos de Venda / embalagem
Distribuição
Preço no PDV
Posicionamento
Comunicação
Diferencial Competitivo
1. Formatos de Venda / embalagem:
Nesse item, você deve listar os formatos em que o produto e seus concorrentes são vendido, incluindo tamanho e características da embalagem. Ex.: o Gatorade, produzido pela AMBEV é vendido em garrafa plástica de 500ml, Squeezy plástico de 591ml e caixa tetrapack de 200ml. Seu concorrente Marathon é vendido nas embalagens garrafa plástica 500ml e squeezy plástico de 500ml, 91ml a menos que o Gatorade.
Caso o cliente seja um serviço, a descrição deverá se adaptar, como por exemplo, um hotel. No caso o formato de venda / embalagem será o tipo de quarto oferecido (standard, executivo, casal, presidencial), ou no caso de TV por assinatura, os pacotes oferecidos (entretenimento, esportes, completo).
2. Preço no PDV:
É importante saber o quanto é cobrado do consumidor para que ele adquira o produto / serviço, pois em muitos casos a precificação é fator de decisão de compra. Liste o preço de cada tipo de embalagem e faça a comparação com o concorrente.
3. Distribuição:
Onde (geograficamente falando) o produto é vendido? É possível comprá-lo em todo o país, ou apenas em determinadas regiões? E o concorrente? Pode ser encontrado em que áreas do Brasil? Ex.: Os Guaranás Antarctica e Kuat são vendidos em todo Brasil, enquanto o Guaraná Jesus é comercializado apenas no estado do Maranhão.
4. Posicionamento:
Basicamente é uma descrição de como se posiciona a marca, que atributos são explorados e qual a imagem desejada nas campanhas anteriores. De acordo com essa descrição, é necessário saber