Tcc espaço confinado
1.1. Montagem do gabarito e locação da obra.
Para construção do gabarito foram utilizados pontaletes de eucalipto com diâmetro mínimo de 0,12 metros e altura de 4,00 metros, prevendo-se o aproveitamento para andaimes e escoramentos, onde 0,60 metros foi cravado no solo a cada 2,00 metros, fechando-se todo o perímetro da obra com sarrafo de 0,15 metros, esquadrejado e nivelado, utilizando uma das paredes da construção existente para a fixação do gabarito, mantendo-se nos outros três lados uma distância mínima de 1,00 metro em relação à face externa da obra. Com o projeto em mãos foi executada a locação da obra no gabarito através de pregos e linhas, para a continuidade dos serviços, partindo dos alinhamentos determinados pela construção existente.
2 – INFRA-ESTRUTURA.
2.1 – Vigas Baldrames e Blocos.
Para a execução das fundações deu-se início à abertura das valetas com a largura de 0,25 metros e profundidade de 0,40 metros, para receber as vigas baldrame, utilizando o solo de boa resistência como forma, em todo o perímetro e nas divisões dos cômodos conforme projeto arquitetônico e de fundações. Nos pontos definidos no projeto, o terreno foi escavado de modo a receber também os 9 (nove) blocos com dimensões de 0,60x0,60x0,40 metros (largura, comprimento e altura), para o coroamento do topos das brocas conforme figura 1. Figura 1 – Detalhe da escavação do bloco, sem escala. [pic] Fonte: O Autor - setembro/ 2010.
2.2 – Brocas.
Conforme projeto apresentado, foram locados e perfurados 16 pontos no solo com trado manual de diâmetro de 0,30 metros até a profundidade prevista de 5,00 m (vide figura 2).
Figura 2 – Detalhe da perfuração da broca. [pic] Fonte: O Autor - setembro/