A defesa de sócrates
THOMAS HOBBES
Trabalho apresentado a FARO - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia pela Turma D-75 do curso de Direito, 1º Período, sob orientação do Prof. Pedro Vicente.
Biografia
Thomas Hobbes:
Nascido em 05 de abril de 1588 na cidade inglesa de Westport. Na época a Inglaterra estava sob o reinado de Elizabeth I, e o fato que o marcou profundamente na infância foi o medo de invasões a Inglaterra. Em 1608 sai da universidade de Oxford e se torna preceptor de uma família de nobres ingleses. Esta ligação com a nobreza foi fundamental para a formação da base da sua teoria política, pois, permitiu que ele se aprofundasse nos estudos e principalmente viajasse pelo continente Europeu.
Nessas viagens, principalmente à Itália e França, teve contato com: • René Descartes • Galileu Galilei • Francis Bacon
Em 1640, durante o reinado de Carlos I, a Inglaterra estava às vésperas de uma guerra civil que ficou conhecida como a Revolução Puritana. Hobbes, sentindo-se inseguro e ameaçado por causa de suas convicções monarquistas, exilou-se em Paris com grande parte da Nobreza Inglesa.
Neste período escreveu a sua obra maior "Leviatã" que é um estudo filosófico do Absolutismo. Leviatã é o livro mais famoso de Hobbes, publicado em 1651. O livro, cujo título por extenso é Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, trata da estrutura da sociedade organizada. Em 1652 retorna à Inglaterra, que estava sob um regime republicano comandado por Cromwell.
Hobbes cultivou suas tarefas literárias até seus últimos dias. E morreu em 04 de Dezembro de 1679, famoso no exterior, apesar de detestado por muitos inimigos na Inglaterra. Somente no século XVIII seu pensamento ganhou nova importância, dada pelos utilitaristas seguidores de Jeremy Bentham. É hoje considerado um dos grandes pensadores políticos da Inglaterra.
Principais Obras .