TCC Engenharia automação
MÁQUINA DE ENGOMAR E TINGIR LINHA COM BOBINADOR AUTOMATIZADO
¹Celso Ricardo Vicentini, ²Marisa Franzoni
¹Estudante de Engenharia em Automação e Controle – UNISAL;
²Doutora em Ensino de Ciências – Professora do Unisal.
Resumo— Esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a construção de uma máquina de engomar e tingir linhas de algodão com um bobinador automatizado, controlado por um microcontrolador arduino mega. O objetivo desta máquina é confeccionar linhas artesanais com uma qualidade superior comparado às linhas comuns no mercado, tanto no aspecto durabilidade como também em seu visual, de modo que possam ser utilizadas em diversas atividades, desde artesanatos até atividades de lazer, como soltar pipas. A concepção de funcionamento desta máquina consiste em desbobinar a linha virgem através de um suporte desbobinador e passar posteriormente dentro de um tanque de cola para a sua engomagem, na sequência, passar por um tanque de tinta onde a tinta será tingida e, finalmente, embobinada de forma distribuída em um carretel apropriado para sua utilização e comercialização.
O controle de temperatura do processo é realizado por um controlador PID (Proporcional, Integral e Derivativa) e os motores de embobinamento e distribuição do produto final têm suas rotações controladas por PWM (Modulação por largura de pulso).
Palavras-chave
—
Linhas
Artesanais,
Microcontroladores, Controle PID, Modulação PWM.
I.
INTRODUÇÃO
O artesanato é uma arte milenar que surgiu há milhares de anos, na qual eram utilizados recursos de matéria prima natural, e as pessoas faziam utensílios para si próprios, como potes de cerâmica, equipamentos para caça e pesca e etc [1].
Por muito tempo desvalorizado, o artesanato voltou a ter sua importância nos dias atuais, havendo hoje uma combinação de recursos de matéria prima naturais com recursos de matéria prima industriais. Dentre os recursos de matéria primas naturais estão o barro, o coro