tcc eng. produção
Atualmente existe uma grande preocupação com o lixo e com novas tecnologias que possam ser adotadas para resolver parte do problema. Os trituradores podem ser uma alternativa bastante viável, pois são máquinas semelhantes a um moinho, utilizados para reduzir uma substância ou matéria a pequenos fragmentos, ou mesmo reduzi-la a pó, que podem ser adotadas.
Existem muitos tipos de trituradores no mercado, como por exemplo, trituradores para madeira, para galhos de árvores, para folhagens, para plásticos, para resíduos alimentares, para lixo doméstico e hospitalar, para pneus, podendo ser motorizados à gasolina, a diesel e à energia elétrica.
A trituração é a chave para a eficiência e confiabilidade nos processos modernos de tratamento de resíduos, possibilitando maior lucratividade das empresas na indústria de processamento destes materiais. Além disso, o processo de trituração possui outras vantagens, como menor ocupação dos espaços físicos, redução do custo de transporte, produção de fontes de energia adequada, maior possibilidade de classificação e reciclagem. As unidades de trituração desempenham um papel importante para ajudar a aproveitar resíduos sólidos, de usinas incineradoras até unidades de processamento de biomassa.
Em muitos casos, não é nada fácil reduzir o tamanho e o volume de diferentes materiais Por isso, esse processo já conta com uma tecnologia avançada, assim como com uma versatilidade de recursos. Os modernos trituradores possuem grande capacidade de trituração, podendo gerar tipos diferentes de resíduos, em tamanho e consistência, tendo como resultado, uma ampla variedade de materiais.
Ou seja, um equipamento triturador eficaz, vai permitir a fragmentação e classificação/separação de praticamente todos os tipos de materiais destinados ao reuso ou à reciclagem.
Os processos modernos de tratamento de resíduos envolvem a redução do tamanho e do volume de materiais de manuseio difícil, sendo a trituração uma das maneiras