TCC eletronica
Manômetros Padrão: É o instrumento de calibração mais frequentemente usado. Ele é montado em uma bomba comparadora hidráulica ou pneumática e serve como padrão para o manômetro submetido à calibração.
Os manômetros padrão devem ter alta precisão, pois são utilizados como padrão para a calibração de manômetros industriais.
Manômetros tipo coluna líquida em “U”: Utilizado para calibrar medidores de pressão pequena. O uso da coluna líquida para a medição de pressão se baseia no princípio que uma pressão aplicada suporta uma coluna líquida contra a atração gavitacional. Quanto maior a pressão, maior a coluna líquida suportada.
A unidade de pressão da coluna líquida é o comprimento. Água e mercúrio são os líquidos mais usados; a água por ser o mais disponível e o mercúrio por ter uma altíssima densidade e como consequência, implicar em pequenas alturas de coluna. Para melhorar a precisão devem ser considerados os seguintes parâmetros:
A expansão da escala graduada;
Valor exato da aceleração da gravidade local;
Não verticalidade do tubo;
Dificuldade da leitura do menisco do líquido formado pela capilaridade;
Densidade do fluido; cuja pressão em "U" pode ter várias formas, para aumentar sua precisão, como manômetro com poço, com escala inclinada e com micrômetro.
Manômetro tipo peso morto: O manômetro tipo peso morto opera sob o princípio de se suportar um peso (força) conhecido por meio de uma pressão agindo sobre uma área conhecida. Isso satisfaz a definição de um padrão primário baseado em massa, comprimento e tempo.
Os pesos para um dado instrumento de teste são normalmente identificados em termos de pressão, em vez de peso.
Manômetros Mecânicos: A pressão é determinada pelo balanço de um sensor contra uma força desconhecida. Isto pode ser feito por outra pressão (balanço de pressão) ou força (balanço de força).
Os sensores a balanço de força mais usados são aqueles que requerem deformação elástica, como