Tcc economia criativa e sustentabilidade
Introdução
Mediante as transformações, propiciadas pelo avanço tecnológico, econômico e social do século XXI, sugere-se também, o crescimento produtor e de inovação na cadeia têxtil, que agrega recursos sustentáveis e conscientes, e engloba atividades que se utilizam do capital intelectual para a linha de criação, produção e distribuição de bens e serviços.
Frente a este panorama, percebe-se em Florida (2011) a ascensão da criatividade ligada à tecnologia, é determinante para a sucessão de valores sociais que ainda sofrem grandes transformações e sugerem que esta nova abertura ao conhecimento. Compartilhada à ações coletivas e envolvimento cívico, serve de cultivo para o progresso da sociedade como um todo. De acordo com Berlim (2012) refletir sobre a moda e seu consumo desmedido garantiu a paralisação do desenvolvimento sustentável e uma sucessão de caminhos equivocados ao longo de toda cadeia têxtil. Como tema vigente, repensar as nossas atitudes sobre moda e consumo, adotar uma visão coletiva e colocá-las em ação na sociedade é o meio responsável e consciente para que moda, sustentabilidade e criatividade possam interagir sem prejudicar as relações de negócios e o meio ambiente, valorizando os recursos naturais e a mão de obra humana.
A estrutura de um plano de negócios é viabilizada, para que seja analisada a inserção de um espaço caracterizado pela diversidade de produtos, serviços e experiências destinados a um público-alvo, denominado multi espaço, que promova a sustentabilidade através do empreendedorismo social.
Há viabilidade de inserção do multi espaço, de forma que responda às variáveis de sustentabilidade no contexto de economia criativa?
Em decorrência das transformações comportamentais relacionadas ao consumo e as questões ambientais o plano de negócios viabilizaria a inserção do multi espaço, já que a busca por novos métodos de empreender mobilizam o mercado de bens e serviços à adaptar-se às necessidades e