TCC do B
A História em Quadrinhos surgiu como tiras cômicas em tabloides desde 1896. As revistas específicas com este tipo de mídia, os gibis, só surgiram em 1935. História em Quadrinhos (HQ´s), durante sua trajetória história, vivenciou uma verdadeira saga até se cristalizar como um meio de comunicação e expressão artística reconhecido e influente. Na década de 40, o psiquiatra Fredric Wertham, agitou a opinião pública com a palestra “A Psicopatologia das Histórias em Quadrinhos” e criando campanha contra os gibis pois, segundo seus estudos, acreditava que os leitores deste gênero apresentavam inúmeras anomalias comportamentais, “tornando-se cidadãos desajustados” (RAMOS & VERGUEIRO, 2009, p.12) ), até censura política sofreram durante a ditadura militar, pois acreditava-se que este tipo de mídia era usada, primordialmente, como críticas ao governo. Foi duro superar o preconceito de professores e pais que viam as HQ´s como somente uma forma descartável de entretenimento que podia causar lerdeza mental, por ser uma leitura sem cultura e infantilizada. Embora hoje seja comum que educadores as reconheçam como instrumentos de prática pedagógica e que as HQ´s e que estejam incluídos nos PCN (-citar onde)
Neste trabalho, analisamos um Livro Didático de Português (CEREJA; MAGALHÃES, 2012), do oitavo ano do ensino médio, visando observar a maneira como são abordadas as HQ´s inseridos nos conceitos gramaticais, atividades de leitura e de produção textual.
Falaremos sobre o Gênero
Uma visão sobre a história dos quadrinho, quando surgiram, como se tornaram um gênero, como superou os preconceitos, as perseguições na época da ditadura e passou a ter uma importância artística e literária.
O PCN incorporando, de maneira definitiva o instrumento na didática
A importância do letramento. A relação entre o indivíduo e a sociedade. A necessidade de ser um ser pleno, participativo