TCA 1 ETAPA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
Claudio Tranquilino Dos Santos
Coromandel-MG
Novembro/2014
TEORIAS DA HISTORIA E O OFICIO DO PROFESSOR HISTORIADOR
Começamos a etapa com os conceitos da palavra História, a qual é uma palavra polissêmica (possui vários significados), sabemos que a História é a ciência que estuda o passado e tenta verificar como os nossos antepassados eram (maneira de se vestir, o que comiam, etc.).
Mas para fazer estes estudos e tentar chegar ao Maximo próximo do fato verdadeiro, contamos com o apoio do historiador, é ele quem investiga e tenta chegar ao Maximo perto do que realmente ocorreu, pois é muito difícil um historiador concluir seus estudos com 100% de verdade, já que ele vive no seu tempo (presente). Para ajudar o historiador conta com as suas ferramentas de trabalho, as quais chamamos de fontes históricas. Classificamos elas em fontes históricas escritas e não escritas.
São diversas essas fontes que vai desde uma simples fotografia ate mesmo a um desenho qualquer em uma parede, cartas, letras de canções são apenas alguns exemplos de fontes históricas.
Também a uma grande preciosidade de fonte histórica, que é os depoimentos de uma determinada sociedade ou mesmo de um individuo, chamamos esses depoimentos de fonte oral.
No inicio mencionei que a História é uma ciência, mais para muitos ela é uma arte, pois segundo o lado que defende a historia como arte ela se supõe geralmente, ou seja como o historiador não pode saber o que realmente aconteceu no passado, pois trabalha para o seu tempo, pode ser que ele inventa uma boa parte dos seus estudos, dando a nos leitores uma história de ficção.
Por outro lado a maioria dos profissionais em história pensa o contrário e enfatiza a história como uma ciência, para isso contamos com a contribuição do professor/historiador, que tem o principal papel em ajudar os seus alunos a serem capazes de