TBJ analise ca
Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Elétrica
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Levantamento de curvas características do TBJ
Disciplina: Eletrônica Analógica
Nome:
Professor:
Fortaleza, 12 de Março de 2014
1. INTRODUÇÃO O princípio básico envolvido nestes dispositivos é a utilização da tensão entre dois terminais pra controlar a corrente que flui no terceiro terminal. Deste modo, um dispositivo de três terminais pode ser usado para realizar uma fonte controlada.
Ao trabalhar-se com os transistores bipolares de junção (TBJs) é importante o conhecimento de suas curvas características, pois as mesmas indicam os valores máximos e mínimos de tensão e corrente que podem ser aplicados aos TBJs e, a partir das curvas características pode-se saber em que região deve-se trabalhar pra que o TBJ opere na sua região de saturação, região ativa ou região de corte.
Com base no circuito abaixo (Figura 1) foram traçadas as curvas características neste trabalho.
Figura 1
2. PROCEDIMENTO
A simulação foi feita utilizando alguns dados contidos no data sheet do TBJ 546, como por exemplo, tensão coletor-emissor = 65V, potencia = 500 mW e máxima corrente no coletor = 100mA.
Foram utilizadas duas fontes DC (uma de tensão e uma de corrente) e a variação dessas fontes foi feita por meio do recurso DC Sweep do software ORCAD.
3. RESULTADOS DA SIMULAÇÃO Como resultado da simulação foi obtido o gráfico das curvas caracteristicas do TBJ 546 representado na Figura 2. No eixo x encontra-se a tensão coletor-emissor e no eixo y a corrente de coletor.
Figura 2
4. CONCLUSÃO
Como esperado as curvas obtidas na simulação estão de acordo com as curvas características disponibilizadas no datasheet.