Taylor
Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915)
Iniciou sua vida profissional como operário, assumiu cargos de chefia em processos de produção até que se formou em engenharia.
Suas experiências de trabalho em várias fábricas lhe trouxeram percepções sobre a ineficiência dos processos de produção adotados.
De 1901 a 1915, publicou suas principais obras e liderou um grupo de idealizadores que desenvolveram técnicas que contribuíram para o aumento da produtividade nas indústrias.
Taylor é considerado o primeiro grande estudioso das teorias administrativas e sem dúvida revolucionou os pensamentos daquela época.
Principais Abordagens de Taylor
Racionalização do Trabalho
Taylor acreditava que os trabalhadores poderiam render mais e serem mais produtivos através da racionalização do trabalho em tarefas básicas e simples de serem executadas e na especialização de pessoas para execução destas tarefas. Isto acarretaria mais prosperidade para o patrão e para os empregados porque eles poderiam ser melhor remunerados. Na racionalização do trabalho, cada trabalhador é responsável por uma parte do processo produtivo.
Estudos de Tempos e Movimentos.
Taylor cronometrava os movimentos dos trabalhadores na execução de suas tarefas tentando encontrar a maneira mais rápida e eficiente de desenvolvê-la. Os trabalhadores eram remunerados de acordo com a quantidade produzida e assim
Taylor conseguia ganhos de produtividade.
Princípios de Taylor
Planejamento: Estabelecer métodos científicos de trabalho eliminando assim, a improvisação e a atuação simplesmente prática.
Preparo: Selecionar cientificamente trabalhadores a partir de critérios que definam suas aptidões. Treiná-los para produzir da melhor forma possível.
Controle: Verificar se o trabalho está sendo desenvolvido de acordo com o que foi estabelecido.
Execução: Delegar responsabilidades para que a execução de tarefas seja