Taylor
Contrato histórico no mundo do esporte dará direito a montadora estampar a marca na camisa do clube do futebol inglês por sete anos
Um patrocínio de dar inveja a qualquer empresa do mundo. A montadora General Motors (GM) fechou um contrato histórico com o clube de futebol inglês Manchester United para estampar a marca na camisa do time.
O clube receberá 559 milhões de dólares durante os sete anos do acordo que começam na temporada 2014-2015. Esse valor é mais que o dobro do atual patrocinador, o fundo de investimentos Aon.
O desfecho do acordo recorde veio após torcedores do Manchester United organizarem um boicote aos produtos dos patrocinadores para pressionar os donos norte-americanos a engavetar um plano de lançar o clube no mercado de ações.
O Manchester United Supporters Trust, que possui cerca de 180 mil membros, empreendeu uma grande campanha contra a família norte-americana Glazer, que planejava lançar ações do Manchester United na bolsa de valores de Nova York este mês.
Benefícios antecipados
O clube vai começar a receber os benefício financeiros já este ano. A GM irá pagar taxas de 18,6 milhões de dólares este ano e na próxima temporada, antes de pagar 70 milhões de dólares na temporada 2014-2015. Os pagamentos da GM vão aumentar em 2,1 por cento a cada temporada, até 2020-2021.
-------------------------------------------------
História
A montadora de automóveis norte-americana foi fundada em 1908 sendo na altura a empresa proprietária da Buick. No ano seguinte a GM adquiriu as marcas Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet, totalizando mais de 30 empresas até 1930. Em 1923, Alfred Sloan Jr assumiu a presidência do grupo, na altura responsável pela comercialização de 10% no mercado americano. Quando saiu, em 1956 a GM era já a maior montadora de automóveis do mundo.
Na década de 1920, a GM comprou a empresa de carros Yellow Coach, que produzia os populares carros