taxa selic
A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia. Ela é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que os bancos fazem em títulos públicos federais.
A taxa funciona ainda como um piso para a formação dos demais juros cobrados no mercado para financiamentos e empréstimos - que são influenciados também por outros fatores, como o risco de que quem pegou o dinheiro emprestado não pague a dívida.
É a partir da Selic que as instituições financeiras definem também quanto vão pagar de juros nas aplicações dos seus clientes.
A taxa básica é o que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos, a um custo muito mais alto.
Por isso os juros que os bancos cobram dos clientes é superior à Selic.
SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é um grande sistema computadorizado, a cargo do Banco Central do Brasil e da Associação Nacional das Instituições dos Mercados Abertos, desde 1979, quando foi criado. Os operadores das instituições transferem ao SELIC, online, os negócios relativos a títulos públicos envolvendo bancos que compram e que vendem esses títulos, ou seja, nada mais é do que a taxa de juros na qual existe um empréstimo entre os bancos.
A taxa Selic “É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.
O Brasil atualmente é o local que possui a maior taxa de juros real, assim isso acontece devido à taxa oficial, no caso a Selic, já que ela é projetada para 12 meses assim como a expectativa da inflação.
DESENVOLVIMENTO
Taxa Selic
A taxa Selic da sigla Sistema Especial de Liquidação e de Custódia nada mais é do que a taxa de juros na qual