TAXA MEDIA DE RETORNO 1
O cálculo da taxa média de retorno envolve uma técnica contábil simples que determina a lucratividade de um projeto. Esse método de orçamento de capital talvez seja a técnica mais antiga usada em negócios. A ideia básica é comparar os lucros contábeis líquidos com os custos iniciais de um projeto, adicionando todos os lucros líquidos futuros e dividindo os pelo investimento médio.
FÓRMULA:
Taxa média de Retorno (TMR) = média dos lucros líquidos anuais futuros Metade do investimento inicial
Exemplo:
Suponha que os lucros líquidos para os próximos quatro anos estejam calculados em $ 10.000, $ 15.000, $ 20.000 e $ 30.000, respectivamente. Sendo $ 100.000 o investimento inicial, encontre a taxa média de retorno.
Por que a TMR não é recomendada para análise financeira:
A TMR não considera o valor do dinheiro no tempo;
A TMR usa o lucro contábil e não o fluxo de caixa; ela ignora a depreciação como uma fonte de entrada de caixa;
O valor presente do valor residual do equipamento não é computado na taxa média de retorno. Observe se que o valor residual pode reduzir o investimento inicial ou aumentar a entrada futura de caixa. Portanto, a taxa de retorno efetiva fica subestimada quando o valor residual é ignorado no cálculo;
A TMR desconsidera a sequência cronológica dos lucros líquidos.
Não obstante essas quatro desvantagens, muitos analistas e gerentes financeiros ainda usam a TMR porque ela é simples de calcular e fácil de entender.
PERÍODO DE RECUPERAÇÃO DE INVESTIMENTO (PAYBACK).
O número de anos necessário para recuperar o investimento inicial é chamado de período de recuperação de investimento (payback). Se o período de payback encontrado representa um período de tempo aceitável para a empresa, o projeto será selecionado.
Suponha que um período máximo aceitável de recuperação de investimento para uma empresa seja de quatro anos. Considere que um projeto proporcione uma entrada anual de caixa de $ 20.000 para os próximos seis anos e