Tatiane Bernardes
Catalão, 19 de Novembro de 2013.
Aluna: Tatiane Bernardes
Trabalho de Progressão Parcial de Geografia 2 º Ano
Professora: Silêda
Tema: Produzir, consumir e preservar da autora Fátima Rangel dos Santos.
1.INTRODUÇÃO
Desde meados do século XX têm acontecido, cada vez com mais intensidade e expressão, discussões cuja temática central é a relação do homem com o meio ambiente, ou seja, como promover a harmonia da parte com o todo.A partir do momento que o homem admite (ou reconhece) seu papel de agente nocivo na relação com o meio ambiente, desencadeia um complexo processo de reflexão sobre suas ações e reações, refletindo sobre as conseqüências de seus atos para o meio em que vive e para si próprio. À medida que desenvolve sua capacidade de criar e refletir o homem adquire a idéia de indissociabilidade da natureza. Em outras palavras, o meio ambiente entendido como a junção de uma série de elementos interligados entre si, cuja relação de dependência faz de cada elemento uma parte importante do conjunto que por sua vez torna-se indissolúvel.
A ética ambiental surge juntamente com a necessidade desta nova forma de conduta em relação à natureza. Uma nova concepção filosófica homem-natureza. Vale ressaltar que entendemos a ética ambiental como sendo o respeito pelo meio em que vivemos, do qual fazemos parte e dependemos. Neste trabalho teremos um panorama atualizado da questão ambiental, definição, objetivos e importância da normas e da ISO para a qualificação dos produtos e serviços, os selos verdes, a ISO 9000 e ISO 14000 e também discutiremos sobre o Direito ambiental e sua relação com o Mercosul.
O crescimento industrial com o consequente aumento de produção tomou um rumo que se teme não só pela questão consumir e preservar,mais principalmente pela ameaça da vida no planeta.
A consciência ambiental aqui exposta passa a ser o início de uma nova ordem mundial, é uma nova