Tate modern
O edifício da Tate Modern ocupa o espaço de uma antiga central elétrica, foi construída em duas etapas, entre 1947 e 1963 cuja chaminé de 99 metros foi concebida para não ofuscar o domo da catedral de St. Paul, do outro lado do rio. COM 114 METROS
foto localização tate e st paul
A estação elétrica de Bankside foi projetada por Giles Gilbert Scott em 1947,foto arquiteto
--o arquiteto das famosas cabines vermelhas de telefones britânicos foto cabine usina elétrica que foi desativada em 1981
--, e o prédio foi transformado em museu pelo estúdio de arquitetura suíço Herzog & de Meuron, foto arquiteto respeitando o design original imaginado por Scott.
2
Até os anos 1980, a área onde está a Tate Modern ficou relegada ao esquecimento. E, assim como ocorreu em Bilbao, na Espanha, após a construção do Guggenheim, o museu londrino contribuiu para revitalizar a região.
Fotos aéreas e foto do entorno
3 e 6
Dentro, o novo. No átrio de entrada, chamado de Turbine Hall, o visitante se impacta com o pé-direito de 38 m, que permite acolher obras de grande dimensão, como a aranha gigante "Mamam", de Louise Bourgeois, exposta na abertura do museu em 2000, e que está de volta ao átrio, ou o "Sol", obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson, exposta em 2003, um semicírculo que dava a impressão de que o Sol adentrava o museu.
Para alcançar a galeria pode-se caminhar pela ponte do Millennium sobre o rio Tâmisa, com a sensação de o velho e o novo conversarem harmonicamente.
As obras do Tate Modern começaram em 1995, quando o prédio foi deixado com tijolos aparentes, suportados por uma estrutura de aço. As lajes das salas da caldeira e das turbinas foram removidas, a fim de criar a Turbine Hall, um vão livre com pé-direito de trinta metros até a cobertura. Essa compõe a área principal do edifício, com três mil e trezentos metros quadrados. De tão extensa, mais parece uma rua coberta que recebe exposições e perfórmances.
Uma camada de concreto foi despejada