Roland barthes
1º/2º Publicidade e Propaganda
Roland Barthes
Bibliografia
Agosto – 2012
Taubaté - SP
Roland Barthes
Nascido em 1915 em Chebourg, foi escritor, sociólogo, filósofo, critico literário, semiólogo e um dos teóricos da escola estruturalista.
Estudou no Liceu Louis-le-Grand, formado pela Sorbonne.
Além de teórico, manteve muitas outras atividades. Trabalhou como jornalista literário em combate. De 1952 a 1959 trabalhou no Centro Nacional de Pesquisa Científica Francesa. Roland Barthes também trabalhou na escola (CECMAS), centro de estudos de comunicação de massa. Nessa escola, ele conduziu algumas de suas pesquisas.
Em seus livros tenta demonstrar a pluralidade significativa de um texto literário e a sobrevalorização do texto em vez do signo. Elabora também um estudo sobre sentimentalismo.
Algumas obras: A Zero Grau Redação (1953), Próprio Michelet (1954), Mitologias (1957), Elementos de semiologia (1964), Crítica e verdade (1966), O prazer do texto (1973), Fragmentos de um discurso amoroso (1977) e A câmara clara (1980).
Tornou-se critico dos conceitos teóricos que circulavam nos centro educativos de 1950. Evidenciou a essencialidade da conotação, da compreensão da realidade dos signos.
Seu trabalho sofre influencia de Jacques Lacan, Jacques Derrida e Michael Foucault.
Seus estudos focam na valorização da linguagem como um decisivo na produção cultural.
Suas pesquisas duraram aproximadamente três décadas, apresentou uma variedade temática, porém a mídia foi uma invariância.
Somente após lançar seus dois últimos livros Roland Barthes é reconhecido como critico e escritor.
Morre após ser ferido num atropelamento em Paris (1980).
REFERÊNCIAS
• Algo Sobre: disponível em: . Acesso em: 23 de Agosto de 2012.