tartaruga carapaça achatada
Juntamente com os anfíbios, os répteis representam um grupo de transição entre os vertebrados aquáticos e os terrestres, sendo os primeiros a adaptarem-se à vida em terra., para o que adquiriram algumas características específicas:
Põem ovos protegidos por uma membrana e uma casca rija que retém a humidade
A pele é coberta por escamas e tem poucas glândulas
Pulmões bem desenvolvidos
Membros locomotores que permitem andar, com garras nos dedos
A carapaça
A carapaça das tartarugas encontra-se dividida em duas metades, uma superior e outra inferior (o plastrão), unidas entre si lateralmente. Possui uma estrutura de placas ósseas, cobertas por escamas córneas, embora estas não existam em algumas espécies.
Em algumas espécies a carapaça tem articulações que permitem ao animal recolher a cabeça e membros para o seu interior e assim conseguirem uma protecção eficaz.
A carapaça é um eficaz meio de defesa contra predadores, pancadas ou condições ambientais adversas. Para além disso, funciona como um meio de camuflagem pois assemelhando-se nas cores e nas formas ao meio ambiente, permite à tartaruga passar despercebida aos olhos dos predadores.
A carapaça pode apresentar diferentes formas e coloração de acordo com o modo de vida do animal. As tartarugas marinhas tendem a ter carapaças mais lisas e hidrodinâmicas para nadarem mais facilmente; as de carapaça mole são mais achatadas e não têm escamas, porque se escondem sob a areia ou lodo; as terrestres têm carapaças mais volumosas para se defenderem dos predadores.
Onde vivem as tartarugas ?
As tartarugas colonizam os habitats mais diversos no mundo actual, encontrando-se