Tarefas de escola
1- De onde partem e quais são os destinos dos migrantes
Os fluxos de migrações foram sendo maiores a partir do desenvolvimento dos meios de transportes (Rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo mundo.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) aproximadamente 175 milhões de pessoas moram fora do seu país de origem.
Antes, o fluxo era maior para países desenvolvidos países como a Alemanha, Estados Unidos e Japão mais atualmente países com economias em rápido crescimento como os BRIC tão se tornando alvos fortes de destinos de imigrantes.
2- O que levam as pessoas migrarem e ao que estão sujeitas a passarem
Hoje a grande maioria das migrações são oportunidades de emprego e melhores condições de vida. Infelizmente nem todos os migrantes têm essa sorte. Alguns enfrentam xenofobias, pressões psicológicas e mãos-de-obra baratas.
Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se podem ser de ordem natural, económica, política, religiosa, étnica, etc.
Naturais – a ocorrência de catástrofes naturais como sismos, vulcões, inundações ou secas prolongadas podem ser um factor de abandono de algumas áreas , o que levam a migração.
Económicas- os maiores contingentes migratórios devem-se essencialmente a razões de causa económica. A forte pressão demográfica que se faz sentir particularmente na áreas de menor desenvolvimento conduz a taxas de desemprego elevadas e trabalhos mal remunerados. Políticas - a inexistência de liberdade e a repressão de alguns regimes políticos podem provocar a migração de pessoas para as áreas onde a democracia e as liberdades fundamentais sejam respeitadas.
Religiosas -há áreas onde a perseguição religiosa é uma realidade, provocando grandes movimentos migratórios .
Étnicas - as rivalidades étnicas são outras das causas do movimento de populações pois são frequentemente expulsas dos locais onde