tarefa semana 3 Fernanda Mayumi
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
FERNANDA MAYUMI GARCIA ZERBINATO
GRUPO: 58
O papel do aluno na modalidade de Educação a Distância
Polo Quinta do Sol
2014
O que é ser aluno de um curso a distância? Quais suas expectativas em
Aluno: Fernanda Mayumi Garcia Zerbinato
Polo: CEU Quinta do Sol (QSO)
Grupo: 58
Tutor: Renata Buzello
O aluno e a educação à distância
Ser um aluno de um curso na modalidade à distância, em primeiro lugar, é vencer a primeira barreira que é a do preconceito. Segundo o senso comum, em especial, do início da década de 90 quando a EAD - Educação a Distância- passou a ganhar vulto dentre os cursos de graduação e pós-graduação, de que seria uma educação de segunda classe, de nível inferior.
Outra questão a ser vencida é a de que, por ser a distância, não há necessidade de disciplina. Ao contrário, nesta modalidade há que se ter mais rigor na construção de uma rotina disciplinar coerente com a proposta do curso: leitura de textos, realização de tarefas e postagens em fóruns, basicamente. Não é possível construir e participar de uma comunidade de aprendizagem sem a interação com o tutor e os colegas de curso.
E, por fim, mas não menos importante, ser um aluno de EAD implica na construção de uma postura de autonomia e protagonismo em relação ao processo de aprendizagem.
A busca desta autonomia acontece também na modalidade presencial, em qualquer curso para qualquer idade. No entanto, na EAD, sem autonomia, o aluno não conseguirá avançar e nem gerir a sua aprendizagem ou ao menos acompanhar a sua "comunidade de aprendizagem".
Há necessidade de autonomia para, dentre outros, conseguir:
- organização dos horários de e para estudo;
- leituras dos textos;
- discussão com os demais colegas do grupo;
- sanar dúvidas junto ao tutor quando estas surgirem;
- pesquisa e busca de