Tarefa Complementar 1
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Computação. Algoritmos e Programação I
Professor: Rubens de Camargo
Nome do aluno: Vítor Filardo Vianna
Código de Matrícula: 315.0947/9
Turma de Laboratório: 01J12 – Tarefa Complementar: 1
Tarefa Complementar 1:
“Como o Computador e as Linguagens de Programação podem ser usados como ferramentas auxiliares para a Engenharia?”
Primeiramente, ao abordar esse tema, é necessário analisar cada um de seus componentes. O computador, de acordo com o Professor Sergio V. D. Pamboukian, “é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos”. Deste modo, essa máquina mostra-se extremamente eficiente, através de suas linguagens de programação, no que diz respeito a catalisar pesquisas, contas e projetos.
O computador surge, portanto, de maneira a facilitar cálculos e operações matemáticas. Por esta razão, a calculadora surgiu no século XX, ao final da Segunda Guerra Mundial: este instrumento, cuja função principal seria calcular rapidamente algoritmos complexos ao ser humano, possibilitou o surgimento de máquinas que ajudassem, por exemplo, na conclusão da bomba atômica. Hoje em dia, o computador é indispensável em uma empresa, uma vez que executa rapidamente cálculos e reduz o custo do projeto, sendo tempo e dinheiro duas grandezas fundamentais no capitalismo moderno. Há quem diga que são sinônimas.
Assim como o ser humano, o computador também tem sua linguagem própria, a qual é denominada “linguagem de programação”. Esse idioma é alcançado a partir de um compilador, que traduz a nossa linguagem natural para códigos que o computador entenda. Toma-se por exemplo a linguagem “C++”, que é simples, de fácil uso e prática para diversos problemas. Além disso, possui uma sintaxe compacta, compatível com a linguagem “C”, eficiente e funciona em compiladores gratuitos. Desta maneira, através de um compilador, o engenheiro codifica seu