Tarefa 4
Disciplina: Planejamento da Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Sustentabilidade
Responsável: Renata Almeida Motta
Contatos: 61-8637-3210 E-mail: renata_a_motta@hotmail.com
Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.
Pontuação: 15 pontos de 40
TAREFA 4.2
Em 2012, a presidenta do Brasil foi vaiada ao utilizar a expressão “portador de deficiência” durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, conforme pode ser verificado no link a seguir.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/12/dilma-e-vaiada-ao-falar-portador-de-deficiencia-durante-conferencia.html
Esta tarefa tem como objetivo ressaltar a importância da utilização de termos adequados, principalmente quando se trata o tema da acessibilidade. Cabe salientar que a denominação utilizada para se referir às pessoas com alguma limitação assumiu diversas formas ao longo dos anos, desde pessoas deficientes, portadores de necessidades especiais, pessoas especiais, inválidos, incapazes, excepcionais. Verifica-se que houve várias tentativas de nominar a característica peculiar da pessoa, sem estigmatizá-la. A expressão "pessoa portadora de deficiência" não é mais utilizada internacionalmente, visto que as deficiências não se portam, “estão com a pessoa ou na pessoa”. Assim sendo, o mais correto na atualidade é utilizar o termo "pessoa com deficiência".
Faça a leitura do artigo de SASSAKI (2013) intitulado “Como chamar as pessoas que têm deficiência” no link a seguir.
http://www.diversa.org.br/artigos/artigos.php?id=3432
Elabore um texto que contenha entre 500 a 1.000 palavras, utilizando-se dos argumentos apresentados por SASSAKI para demonstrar o porquê da presidente ter sido vaiada e como este fato poderia ter sido evitado. Esta tarefa valerá de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.