Tarefa 3 Introducao
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
ACADÊMICOS(AS): Gabriel Santaiana, Bruno Augusto, Marcio Tomaz
DATA DE ENTREGA1: 09/06/2015
TAREFA 3 – INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMAS E SUA IMPORTÂNCIA.
O sedentarismo é classificado como uma doença e atinge cada vez mais adolescente e crianças, o conforto acabou tomando conta das pessoas e sem saber logo cedo se acomodaram. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que geram gastos energéticos por facilidades automatizadas, o ser humano adota a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético do seu corpo.
Podemos destacar a escola como principal meio para frear os avanços desta epidemia, e não é exagero dizer que ele exerce um papel fundamental na luta contra o sedentarismo, e que principalmente o professor de educação física tem grande responsabilidade em criar o hábito (na criança) pelo gosto à prática de atividades físicas (ROCHA, Mariana Justo. Educação Física escolar:
Uma aliada contra o sedentarismo infantil, Rio, 2004, p.210).
É visível que a criança obesa, quando participa de um jogo ou exercício, sua atividade é acentuadamente mais baixa do que a de uma criança com peso normal sob as mesmas condições. Existem também recentes pesquisas que afirmam que crianças obesas têm atraso no desenvolvimento motor, apresentando-o inferior a sua idade cronológica.
De acordo com Epstein et al (1996) existe uma influência direta do baixo nível de atividade física sobre o desenvolvimento da obesidade na infância e adolescência. Logo, uma das alternativas para o tratamento da obesidade é aumentar o nível de atividade física.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
A atividade física previne o excesso de peso, auxilia na prevenção ou na redução da