trabalho individual 1 semestre
2012
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 3
2DESENVOLVIMENTO 4
3CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Iremos abordar a parte introdutória da Ciência Contábil, como o conceito, objetivo e objeto da contabilidade e sua escrituração e a gestão empresarial, refletindo assim na sua demonstração contábil. Mostrando a missão, visão e seu processo administrativo dentro da empresa, agregando o ambiente da organização, seus aspectos jurídicos e suas principais operações matemáticas.
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade começou a 8000 a.C., em Uruk. Utilizando as escritas em pedras e usando cordões de lã, para representar a quantidade de bens que a pessoa possuia. Já o primeiro a escrever sobre a contabilidade foi Frei Lucca Pacioli, abordando o método da partida dobrada, utilizado até os dias de hoje.
Já o professor chamado Francisco D’Auria, define a contabilidade como “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
Para Hendriksen “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como pro aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”
Dessa maneira podemos afirmar que a contabilidade é um sistema de informação do sistema gerencial dentro da empresa, tanto para os seus administradores que necessitam de relatos internos, como para aqueles que necessitam de relatórios externos.
Na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas , como ocorrem nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro, na realidade o patrimônio é estudado em seus aspecto qualitativos e quantitativos.
E