Tarefa 1
R: O Engenheiro de Segurança Trabalho precisa agir dentro das normas. Mas, de acordo com esta tarefa que foi sugerida, o que entendi e que necessitamos buscar competências e habilidades que irão favorecer a explicação, bem como uma solução para uma situação de trabalho.
Não devemos somente remeter às normas, observar somente os profissionais mais experientes, mas estabelecer raciocínios que não sejam sujeitos a padrões existentes ou padrões fechados, mas que sejam observados e alterados a cada instante que uma variável passar a existir ou for alterada.
O que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos, é eficácia desses processos cognitivos.
Á medida que somos estimulados a desenvolver processos dinâmicos que se ajustam ao funcionamento da tarefa, fazendo com que a tarefa se aproxime da atividade, sendo isso permitido pela estrutura organizacional e normas estipuladas dentro da empresa. E possível ser preservado no desenvolvimento da nossa atividade porque contribui para a transformação do sistema de produção.
Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?
R: Dar valor a experiência acumulada, é extremamente importante para a carreira profissional. Mas diante do texto sugerido, a ergonomia propõe objetivos e práticas de aplicação e intervenção, que diante do momento de uma intervenção, não nos limitamos á experiência acumulada, mas agora a uma estrutura de reflexão dinâmica, visando tornar explicito os processos de decisão e quais as soluções deparadas, através de ambientes abertos, evitando agir primeiro para pensar depois, mas, primeiramente refletir, analisar as ações a tomar, voltar a refletir sobre cada ação a tomar até estruturar explicitamente a solução encontrada aproveitando obviamente a experiência acumulada.
De quais ferramentas de reflexão nós