Tarabalhos
Além de indispensável na vida humana a pele é o órgão de maior extensão, esta recobre e protege o corpo contra corpos estranhos sobre os tecidos mais profundos, funciona regulando a perda de água, a homeostase devido à ação das glândulas sudoríparas e dos capilares sanguíneos. A queimadura compromete a integridade funcional da pele, responsável pela homeostase hidroeletrolítica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. Portando, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura.
Queimaduras
Considera-se queimadura toda lesão no tecido de revestimento do corpo humano, devido à ação do calor nas suas diversas formas, independentemente de ser através da sua radiação ou mediante contacto direto. Comprovada a existência de inúmeros e diferentes agentes com a capacidade para provocar este tipo de lesões, é possível distinguir vários tipos de queimaduras: as queimaduras térmicas, provocadas pelo contato com uma fonte de calor intenso, independentemente de ser uma chama, um líquido a ferver ou um corpo sólido a arder; as queimaduras químicas, produzidas pelo contacto com produtos cáusticos, como os ácidos; as queimaduras elétricas, provocadas pelo calor gerado pela passagem de uma corrente elétrica através dos tecidos orgânicos; as queimaduras por radiação, que podem ser originadas por qualquer tipo de energia radiante; e as queimaduras biológicas, que são provocadas por animais ou plantas, como o látex, a água viva e a urtiga.
Classificação
As queimaduras são classificadas da seguinte forma: * Quanto à profundidade; * Quanto à extensão; * Quanto à superfície corporal queimada - “Regra dos nove”; * Quanto à gravidade.
Classificação quanto à profundidade I. Queimadura de 1º grau; II. Queimadura de 2º grau; III. Queimadura de 3º grau.
Queimaduras de 1º Grau:
Apenas é destruída a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. No