Tapes
O projeto será desenvolvido em duas turmas sendo uma no ensino fundamental séries finais e outra no ensino médio. As turmas a serem aplicadas o estágio são de escola particular na qual sou professora de artes. O tema a ser aplicado será sobre história regional mais especificamente do município de Tapes.
2 HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE TAPES
Tapes foi habitada inicialmente por índios tupis-guarani, atraídos pela fertilidade do solo e pela abundância das pastagens da região. A primeira sede do município era denominada Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Camaquã, criada em agosto de 1833. Sua emancipação política e administrativa ocorreu em 12 de maio de 1852, mas por questões políticas ou econômicas a Freguesia passava a integrar ora ao território de Porto Alegre e em outras circunstâncias subordinava-se a Camaquã. As águas da Lagoa dos Patos, em cujas margens a cidade localiza-se, tornam o município reconhecido por competições naúticas como tradicional "Travessia do Pontal de Tapes"que ocorria no município. Além do turismo, o município é um dos mais importantes produtores de arroz da Região Sul do estado.
O Município de Tapes, está localizado, no Estado do Rio Grande do Sul na extremidade
sul do País, possuindo uma área territorial de 806,65 Km², com aproximadamente 17.000 habitantes. A população está fixada em maior concentração, na zona leste do Município, onde o relevo é suave, o que facilitou o assentamento humano. A região foi habitada inicialmente por índios da tradição Tupi-Guarani. Por volta de 1808, atraídos pela fertilidade do solo e pela abundância das pastagens da região, imigrantes açorianos estabeleceram-se na área, instalando estâncias e charqueadas que foram a base da economia local por algum tempo. Posteriormente, decorrentes da própria configuração geográfica, desenvolveram-se a prática da agricultura e da pecuária