Spiral tape
INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS
R
ACUPUNTURA COM FITAS - SPIRAL TAPING -
INTRODUÇÃO
Em 1980, surgiram as primeiras experiências com o Spiral Taping, esta técnica terapêutica, que utiliza como equipamento fita adesiva específica ou esparadrapos sem qualquer medicamento, tendo como principal objetivo combater ou diminuir o quadro álgico. Acredita-se que, este recurso, de acordo com a disposição das fitas de esparadrapo e de sua largura, ativa a microcirculação, melhorando assim a irrigação sanguínea no local da aplicação, levando desta forma ao alívio da dor e até mesmo a abolição desta. Relatos históricos mostram que desde a pré- história o ser humano utiliza as bandagens, cataplasmas, no tratamento de lesões músculo-esqueléticas. A técnica do Spiral Taping foi aprimorada por Nobutaka Tanaka que observou durante suas aplicações de bandagens espirais que, ao modificar o sentido da aplicação espiral da direita para a esquerda e/ou vice-versa, alterava o resultado da recuperação. Sua pesquisa empírica também demonstrou que a largura da faixa influenciava o resultado do tratamento. Os melhores resultados foram obtidos entre 3 a 5 milímetros de largura. Esta técnica é utilizada com bastante sucesso no Japão, e até mesmo no tratamento e prevenção de lesões músculoesqueléticas dos atletas deste local.
Center Fisio - IMES
9
TERAPIA SPIRAL TAPING
DEFINIÇÃO
Técnica de tratamento que utiliza colagem de fitas adesivas em forma de espiral (Spiral) contra edemas e dores nos músculos e articulações, resultando num reequilíbrio musculoarticular e orgânico gera.
HISTÓRICO
· 1980 – Aproximadamente, o Prof. Nobutaka Tanaka, osteopata e acupunturista, descobriu a técnica Terapia Spiral Balance. · 1985 – Denomionou a Terapia Spiral Balance como Terapia Spiral Taping. · 1994 – Prof. Nobutaka Tanaka, demonstrou o efeito da Terapia durante a maratona HÁKONE EKIDEN. · 1996 – Dr. Tadamassa Yamada, médico e acupunturista, trouxe a