taoismo
"Aquele que conhece aos outros é inteligente.
Aquele que conhece a si mesmo é sábio.
Aquele que conquista os outros tem força.
Aquele que conquista a si próprio é a própria força.
Aquele que conhece o contentamento é rico
Aquele que é determinado tem força de vontade.
Aquele que não perdeu o domicílio, dura.
Aquele que morre, mas não perece, é eterno"
O Taoísmo tem suas origens há mais de 5000 anos, na China, constituindo um sistema integral de conhecimento, com aspectos filosóficos, religiosos, sociais, pragmáticos e mesmo na manutenção da vida humana.
Baseia-se fundamentalmente no TAO, pronuncia-se dau, cuja tradição limita sua própria realidade, que é ilimitada. Entretanto, os termos mais usados são: caminho, via, sentido. Tao ainda lembra Teo, e a pronúncia "dau", arqueometricamente, é regra, lei.
Se, por uma lado, Tao é o caminho para a Essência, por outro é a própria Essência. É o caminho ou sentido, que conduz ao próprio Tao, o Todo que está por dentro e por fora de todas as coisas.
Antes de tudo, existia o Tao, este diferenciou-se, dando origem a Yin e Yang. Yin era mais pesado e deu origem à Terra. Yang era mais leve e subiu, dando origem ao Céu. Entre estes dois princípios surgiu o homem, considerado o terceiro elemento desta tríade. Yin é tudo que é passivo, feminino, úmido, a terra, a morte, a lua, a noite; Yang é tudo que é ativo, masculino, seco, o céu, a vida, o sol, o dia. Este dois princípios estão em tudo que existe e um contém em si a semente do outro, formando o clássico signo taoísta do Tai Chi.
De Yin e Yang surgiram os cinco elementos que formam todas as forças energias: terra, metal, água, madeira e fogo, que se organizam em ciclos complexos de produção ou destruição. As estações da natureza, os órgãos do corpo, os ciclos relacionam-se a cada umedeces elementos.
Outra característica marcante do Taoísmo é o princípio da Mutação configurado em sistema filosófico, metafísico e oracular no Yi Ching, o Livro das Mutações,