sobre a metodologia cientifica
Por que o conhecimento exposto no texto de Mascaro (2012) pode ser considerado científico e, portanto, não se trata de conhecimento popular? Para responder a essa questão é necessário que vc enumere duas características cientificas, explicando como elas ocorrem no referido texto.
R: A abordagem de Mascavo é considerada científica pois ele parte de elementos característicos do conhecimento científico. O primeiro deles é a objetividade, verificada quando o autor afirma que o jurista deve partir de elementos concretos, e não de ideias abstratas, que são características do conhecimento popular, para que só posteriormente ele possa usar dessa realidade concreta e aplica-la uma teoria posterior, esta impessoal e objetiva. A segunda característica é que a defesa do texto de Mascavo é verificável, pois ele parte de elementos do passado, comparando, por exemplo, a evolução dos pensamentos característicos da sociedade hebraica, onde não havia a distinção entre direito e religião, com os pensamentos surgidos à partid do Iluminismo, onde moral e religião passam a ser concepções distintas
2. Por que, segundo Mascavo (2012), a historia é uma ferramenta para aquele que queira entender o fenômeno jurídico? Para responder a essa questão, é obrigatória a citação de um exemplo bem como a sua contextualização, ou seja, a sua explicação.
R: O fenômeno jurídico deve-se usar da historia, pois “é preciso investigar fenômenos concretos e, a partir deles, alcançar uma concepção teórica posterior” (MASCARO, 2012, p. 3), tendo assim uma percepção mais solida para comparar com a presente e conceber suas teorias e definições do Direito mais adequados com a realidade.
3. É necessário, durante o processo acadêmico, que o aluno desenvolva a habilidade de síntese com o objetivo de melhorar a compreensão textual e como ferramenta de estudo para as diferentes disciplinas. Como forma