Tango
ORIGEM E CARACTERÍSTICAS
O Tango se originou no final do século XIX, em bairros pobres de Buenos Aires na Argentina, sua criação é anônima e não há muitas informações precisas sobre sua origem.
Inicialmente esse ritmo musical e a dança eram denominados de tangano. Sua criação é a partir da mistura de outros ritmos musicais, como o candomblé (cujo herdou o ritmo), a milonga, que inspirou a coreografia e a Habana que dela possui a característica melódica.
No princípio, o tango foi diversas vezes dançado por um par de homens. Isto tem relação com o fato de que esta dança esteve ligada a locais como bordeis e prostíbulos, lugares em que a presença feminina não é tão habitual, com exceção às únicas mulheres que costumavam frequentar tais locais, as prostitutas.
É uma dança em par, tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. O homem é quem comanda a dança, e a mulher fica submissa á ele. O tango é uma obra baseada no drama, na paixão, na agressividade e na sexualidade sendo sempre triste.
CURIOSIDADES
O tango, como já dido anteriormente, quase sempre dançado por dois homens, estava ligado aos bordeis. O tango era considerado uma dança obscena e, portanto, homens e mulheres dançando de forma tão provocante, como exige o tango, não eram bem vistos.
Diferentemente de como a dança é vista hoje, no seu princípio, era discriminada por ser diferente das danças comportadas da época, e conhecida como uma dança somente dançada em lugares pobres. Apenas no ano de 1910, é que a dança se proliferou em outras classes socais.
INSTRUMENTOS
Os principais instrumentos utilizados no tango são o piano, contrabaixo, violino, violão, a flauta e mais tarde o bandoneón, que é um tipo se sanfona, só que menor, também foi incrementado a músicas tanguistas.