tamanhos de papel
Você sabia que os tamanhos de papel indicados como AN, ou seja, (A0, A1, A2, A3, A4, ..., A10), têm padrão de medidas universal? Sim?
Aqui você verá não só quais são os padrões de papel, mas como foram deduzidos segundo as normas pré-definidas.
Padrão A
Bem, para tal padrão A foram pensados os seguintes aspectos:
1. A altura dividida pela base resulta sempre em raiz de dois (1,41)
2. O tamanho A0 tem exatamente 1 m2
3. As áreas (A0, A1, A2, ... , A10) formam uma progressão geométrica de razão 1/2. Quando eu descobri que o fato 1 revela uma importante aplicação de Raiz de Dois eu achei incrível!
Com isso podemos obter todas as dimensões dos papeis tipo A.
Você ainda tem dúvidas quanto a tamanhos de papéis, medidas e seus nomes? A Creative Cópias ajuda você a compreender melhor este cenário! O mais comum e conhecido é o tamanho A4, a sulfite que costumamos utilizar com maior frequência com o tamanho de 21 x 29,7 centímetros.
A maior parte dos tamanhos padronizados de papéis recebem nomes acompanhados por números, por exemplo, o A4, que acabamos de falar. Juntando duas folhas de tamanho A4, temos então uma folha A3, com 42 x 29,7 centímetros.
O tamanho tende a ser maior a medida que o número do nome do papel diminui, como do A4 para o A3, o A2 com 42 x 59,4 centímetros, o A1 com 59,4 x 84,1 centímetros e o A0 com 84,1 x 118,9 centímetros em seu tamanho. Repare que, à medida que o número aumenta, no nome do formato (o papel) diminui de tamanho, como no formato A5, que possui 14,8 x 21 centímetros, o A6 com 14,8 x 10,5 centímetros.
Estes dois últimos formatos menores são muito utilizados pela indústria gráfica para a produção de folhetos informativos. Com exceção destes tamanhos nomeados por letras e números, você já deve ter reparado que muitos papéis e documentos mais antigos são folhas bem maiores do que o comum. Isto acontece porque ao longo do tempo o uso de papéis deste ou daquele tamanho foi sendo modificados.
Estas folhas