talvez envie se o site valer a pena
Segundo Melo, (2014), o método Marshall foi criado durante a segunda guerra mundial por um grupo de engenheiros do exército americano(USACE) para dosagem de misturas asfálticas a quente visando o uso em projetos de pavimentos aeroviários, usando como base as cargas das rodas das aeronaves militares, sendo o método mais promissor sendo proposto por Bruce G. Marshall do departamento de rodovias do Mississípi.
A partir dos anos 50 o método foi melhorado a partir de pistas experimentais com diferentes materiais tráfego e condições climáticas.
Este foi adotado e divulgado pelo exercito americano, sendo assim o uso propagou-se por grande parte do mundo e, sendo muito utilizado.Com isto se adquiriu muita experiência prática no método e passou-se a associar estabilidade e fluência marshall ao desempenho dos pavimentos.
Ainda segundo Melo (2014) a dosagem é baseada pela carga máxima suportada, e a deformação foi incorporada para que possamos ter uma melhor estimativa da quantidade de asfalto usado na mistura.
Algumas vantagens da utilização desse método são a rapidez dos procedimentos, equipamento compacto, leve e portátil.
Segundo Marques (2006), os critérios utilizados para o dimensionamento das misturas asfálticas pelo método Marshall são as análises de fatores como densidade, vazios, estabilidade, fluência.
Para isto serão necessários a confecção de corpos de prova, após isso serão calculados os parâmetros: Densidade real, densidade aparente, porcentagem de vazios, porcentagem de vazios do agregado mineral e relação de betume-vazios.